Evento reúne os 64 delegados eleitos durante a V Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada em outubro de 2022 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O tema principal é “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”.

Foto: Com foco na qualificação, Paraná participa da Conferência Nacional de Saúde Mental
Foto: SESA

Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), gestores/prestadores e trabalhadores da Linha de Cuidado em Saúde Mental do Paraná participam nesta semana, em Brasília, da 5ª Conferência Nacional de Saúde Mental. O evento que é promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), do Ministério da Saúde, e reúne os 64 delegados eleitos durante a V Conferência Estadual de Saúde Mental, realizada em outubro de 2022 pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Os participantes levaram para discussão nacional as 12 propostas de ação eleitas para ampliação dos serviços de Saúde Mental no Estado. 

O tema principal é “A Política de Saúde Mental como Direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial no SUS”. O objetivo é propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Saúde Mental e o fortalecimento dos programas e ações de saúde mental. A conferência segue até quinta-feira (14) e reúne 2 mil pessoas.

O encontro aborda ainda temas como recursos financeiros, educação continuada e permanente, controle social, cuidado no território, planejamento e monitoramento da política pública, fortalecimento e os desafios para o cuidado psicossocial.

“O debate em torno da saúde mental em todo Brasil é fundamental para o avanço das políticas públicas que tratam deste tema. O Paraná tem a premissa do cuidado em liberdade, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços cada vez mais fortalecidos e qualificados”, disse o secretário de Saúde, Beto Preto.

“Este é um espaço privilegiado de discussão, principalmente com os delegados presentes de todos os estados da federação, inclusive os do Paraná, para que possamos reunir estratégias e aprovar uma política nacional de cuidado e atenção às pessoas com transtornos mentais”, acrescentou a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes.

FEIRA – Durante a Conferência, a Sesa participa da Feira de Economia Solidária. A proposta é a organização do trabalho pautada na solidariedade, democracia, valorização do ser humano e respeito com o meio ambiente.

Os trabalhadores envolvidos com empreendimentos solidários se organizam por meio de cooperativas, associações, grupos de geração de trabalho e renda, clubes de trocas, empresas autogestionárias, redes solidárias, etc. Esses empreendimentos funcionam por meio da autogestão, na qual seus integrantes decidem de maneira democrática e igualitária, a partir de seu voto, os caminhos do empreendimento. O stand do Paraná levou artesanatos em madeira, arames, trança nagô, panos de prato entre outros.

CUIDADO – A Linha de Cuidado em Saúde Mental no Paraná é composta por todos os serviços da Atenção Primária à Saúde (APS). São 155 Caps (Centros de Atenção Psicossocial), sete Serviços Integrados de Saúde Mental (SIMPR), cinco Unidades de Acolhimento, 45 ambulatórios, além dos 14 Serviços Residenciais Terapêuticos, 41 Equipes Multiprofissionais de Atenção Especializada em Saúde Mental (eMAESM) e dos 1.609 leitos em hospitais especializados em psiquiatria. 

Nos hospitais gerais existem 73 leitos de saúde mental. Todos os leitos oferecem tratamento para casos graves relacionados aos transtornos mentais e ao uso de álcool e outras drogas, em especial de abstinências e intoxicações severas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *