MANDAGUARI INICIA ELABORAÇÃO DE PLANO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A Prefeitura de Mandaguari, sob coordenação da Secretaria de Meio Ambiente, inicia a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, se adequando à Política Nacional de Resíduos Sólidos que estabelece as diretrizes relativas à gestão e o gerenciamento dos resíduos orientando para seu correto destino final criando áreas ambientalmente adequadas para dispor seus rejeitos.

A elaboração do plano será realizada por duas fases. A fase 1 será o Diagnótico, com mobilização, reconhecimento interno, reconhecimento do cenário municipal contando com uma audiência pública. Na fase 2 será realizado o Planejamento de Gestão Integrada através de oficinas técnicas, elaboração dos termos de referência, levantamento de alternativas viáveis, apontamento de soluções, elaboração do programa e audiência pública.

Participaram da elaboração do Plano de Resíduos Sólidos, com trabalhos que devem durar 7 meses,  membros da Prefeitura, representando o Comitê de Acompanhamento e membros da sociedade civil organizada, que formarão o Comitê de Representação formado por representantes da Acaman, Aceman, ARD, Associação Rural, Associações Comunitárias e de Bairros, Associação dos Professores do Paraná, Câmara Municipal, Aurora Alimentos, Cocari, Colari, Rodocoop, Empresas Prestadoras de Serviços Públicos, Transresíduos, Prestadores da Construção Civil, Entidades Religiosas, Sanepar, Observatório Social, Poder Judiciário, Instituição Financeira Regional e Vigilância Sanitária.

O secretário de Meio Ambiente, Paulo Conte, explica que a prefeitura segue uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado ao elaborar o Plano. “Vamos fazer um levantando com o auxílio da população para elaborar ações que contribuam com o meu ambiente e orientem a população, a indústria e o comércio sobre a destinação correta dos resíduos. Será um grande avanço para Mandaguari”.

Assessoria PMM.

Categoria:Diario De Mandaguari