JAGUATIRICA FOI ATROPELADA NA PR-444


Essa jaguatirica morreu atropelada por algum veículo, na madrugada ou manhã desta quarta-feira, 12 de setembro, na PR-444, região da subestação da Sanepar, em Mandaguari. Talvez tenha tentado atravessar a rodovia e foi atropelada. 


SAIBA MAIS SOBRE JAGUATIRICA 


A jaguatirica é um mamífero da família dos felinos. Nativo da América, é considerada o terceiro maior felino do continente, depois da onça pintada e do puma. Seu nome científico é Leopardus pardalis.

A jaguatirica pode ser encontrada em diversos habitats como nas florestas tropicais, subtropicais, savanas e mangues.

Como a maioria dos felinos, a jaguatirica é um animal noturno. Ou seja, ela dorme de dia e à noite sai para caçar. Embora possa ser encontrada caçando de dia.

É um animal solitário e territorialista. Seu território é marcado por fezes ou urina. Ela possui grande habilidade, inclusive para escalar árvores. Nalguns casos, podemos ver as jaguatiricas nadando para caçar peixes.

Os machos lutam pelas fêmeas, o que pode gerar diversas brigas entre eles. Note que um dos momentos em que são encontradas em pares é durante a época do acasalamento.

Estrutura Corporal

A jaguatirica é um felino mediano, ou seja, é menor que as onças e maior que os gatos. Seu tamanho corporal varia de 70 a 100 cm de comprimento.

Possuem uma cauda mais curta do que outros felinos, com comprimento aproximado entre 25 a 40 cm. Sendo assim, com a cauda podem medir até 1,40 metros. Em relação à altura, elas possuem cerca de 50 cm.

Geralmente, as jaguatiricas pesam entre 7 e 16 kg. Os machos costumam ser maiores e mais pesados que as fêmeas.

Nas patas dianteiras elas possuem cinco dedos com garras, e nas patas traseiras, quatro dedos com garras. Suas unhas são bem afiadas, uma vez que constantemente afiam nas árvores.

A pelagem desses animais é curta, macia e brilhante, com coloração que pode variar entre amarela, preta, cinza, marrom e branca. Possuem manchas e listras no corpo todo, sendo que na barriga são mais claras.

Ela possui grande semelhança com a onça-pintada, embora seja menor. Portanto, a jaguatirica é confundida muitas vezes com esse outro felino.

Fonte

Jaguatirica – Wikipédia, a enciclopédia livre


Foto: whatsapp




Categoria:Diario De Mandaguari

Deixe seu Comentário