Atleta de Mandaguari representa o Paraná na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude

Antes de embarcar para Brasília, o atleta mandaguariense Wesler Pinheiro de Souza, 17ª anos, fez uma visita ao prefeito Romualdo Batista ao lado do treinador, Anderson “Buyw” da Silva, que o acompanhará para a disputa da prova dos 3 mil metros na fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude, sendo o representante do estado na competição, que reunirá os melhores da categoria em todo País.

Wesler faz parte da equipe Eucorro, é aluno do Colégio José Luiz Gori e conta com apoio do Departamento de Esportes da Prefeitura de Mandaguari. Este ano ele conquistou a medalha de ouro nos 3 mil metros rasos da fase final dos Jogos Escolares do Paraná, que foi disputada em Apucarana.

A fase nacional dos Jogos Escolares da Juventude para atletas de 15 a 17 é a maior competição esportiva escolar do país. Organizada desde 2005 pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos Escolares da Juventude desembarcam na capital federal, Brasília, entre 16 e 25 de novembro, levando esporte e cidadania para quase quatro mil estudantes de 1357 escolas públicas e particulares de todos os estados do país.

“Desejamos boa sorte para este jovem talento da nossa cidade que, independentemente do resultado que obter em Brasília, já se trata de um vencedor. Ele e o técnico estão de parabéns e também a equipe do nosso Departamento de Esportes pelo trabalho que vem realizando, principalmente nas escolinhas das mais diversas modalidades”, ressaltou o prefeito.

“Além desta conquista, Wesler está indo além, pois vai representar nossa cidade e o Paraná nos Jogos Escolares Brasileiros, motivo de felicidade para mim, para o Departamento de Esportes e para a diretora do Colégio Gori, professora Isabel Cristina”, comemora o treinador da equipe de atletismo de Mandaguari, o professor Anderson “Buyw” da Silva.

GRANDEZA DO EVENTO

A edição nacional dos Jogos Escolares contará ainda com seis atletas do Japão, convidados pelo COB, que participarão das provas de atletismo e natação. Além destas modalidades, o evento terá disputas no badminton, basquete, ciclismo, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, lutas, tênis de mesa, vôlei, vôlei de praia e xadrez. Ao todo, o evento envolve quase 6 mil pessoas, contando árbitros, voluntários e o Comitê Organizador.

Tendo como principal objetivo a inserção social dos jovens através do esporte, os Jogos Escolares também se consolidaram como o mais importante evento de detecção de talentos para o esporte nacional.

Na delegação brasileira dos últimos Jogos Sul-americanos da Juventude, disputados em outubro deste ano, 53 atletas eram provenientes da competição escolar. O Brasil conquistou 152 medalhas na competição e muitos destes atletas estarão em Brasília.

Nomes como Sarah Menezes, Mayra Aguiar, Hugo Calderano, Raulzinho, Ana Claudia Lemos e Leonardo de Deus, que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, também deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Até uma medalhista em Jogos Paralímpicos – Bruna Alexandre, também do tênis de mesa – já passou pela competição escolar.

O exemplo positivo destes atletas que chegaram ao auge também inspirará os novos talentos do esporte. O COB selecionou um time de craques para atuar como embaixadores no evento: Caio Bonfim e Vanderlei Cordeiro de Lima (atletismo), Fabiana Silva (badminton), Kelly Santos (basquete), Henrique Avancini (ciclismo), Lenísio Teixeira (futsal), Francielly Pereira (ginástica rítmica), Silvia Helena (handebol), Erika Miranda (judô), Laís Nunes (lutas), Joanna Maranhão (natação), Hugo Hoyama (tênis de mesa), Fofão (vôlei) e Emanuel Rêgo (vôlei de praia).

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição em Brasília uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos Valores Olímpicos.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Grupo Globo, com patrocínio da Coca-Cola e apoio da Estácio e do Governo de Brasília.

Categoria:Diario De Mandaguari

Deixe seu Comentário